No dia em que era para celebrar a dedicação dos diretores escolares, 12 de novembro, os profissionais da educação de Canoas foram surpreendidos com um verdadeiro presente de grego com a publicação do Decreto que trata das Eleições de Diretores.
Enquanto nas redes sociais o prefeito exalta o compromisso e a importância dos gestores escolares, nos bastidores do seu gabinete age na contramão de suas próprias palavras, traindo a confiança da categoria com um decreto que desrespeita as promessas feitas ainda durante a campanha eleitoral. Promessas amplamente divulgadas e que garantiam eleições democráticas e transparentes para as direções das escolas.
O texto publicado ignora os anseios dos profissionais da educação e mantém o velho modelo de escolha, centralizando o poder nas mãos do Prefeito e da Secretária de Educação, perpetuando a prática da manipulação dos cargos de confiança. Um gesto que revela o desprezo pela democracia e pela valorização daqueles que fazem a educação pública de Canoas acontecer, mesmo diante de tantos desafios e adversidades.
Com esse decreto, fica claro que nada vai mudar em Canoas. Nem agora e nem nunca. O SINPROCAN repudia veementemente essa postura autoritária e cobra o cumprimento das promessas feitas diante da categoria, para que os servidores da Educação participem ativamente da construção da democracia participativa.


Comments are closed