O SINPROCAN é uma entidade fundada com o propósito de juntos com a categoria estimular o avanço de nossas propostas junto ao poder municipal de Canoas. Desde então temos trabalhando com este objetivo.

HISTÓRIA DO SINPROCAN

O SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE CANOAS foi fundado 1993 para ser um fórum de debates da nossa categoria. A idéia surgiu em reunião pedagógica na E.M.E.F. Prof. Thiago Würth. Um grupo de professores sentiu que os problemas ocorridos eram sempre comuns aos de outras Escolas. Então, este grupo resolveu levar essa idéia à diante, partiu para reuniões com outros professores e sindicatos. Em 10.05.1993 foi realizada a primeira reunião da qual foi formada uma comissão para a concretização do sindicato. Começou a trabalhar na elaboração do estatuto.

No dia 23/10/1993 foi realizada a Assembléia de Fundação, no Sindicato dos Comerciários, onde foi aprovado o Estatuto, sendo estabelecido o percentual de desconto de 1% do salário básico como contribuição de cada associado, bem como formada uma diretoria provisória por um período de oito meses, a fim de dirigir a entidade até junho de 1994; ficando assim composta: Presidente: Jari Rosa de Oliveira, Vice-presidente: José de Jesus D´Ávila,1ª secretária: Márcia Amaral Farias, 2ª secretária: Rosa Alice Tergolina, 1ª tesoureira: Cármen Lúcia Oliveira, 2º tesoureiro: José Henrique Rosenstengel.

SÓCIOS FUNDADORES:

  1. Jari Rosa de Oliveira
  2. José de Jesus D´Ávila
  3. José Henrique Rosenstengel
  4. Flávio Paulo Zeni
  5. Nara Fátima da Rocha Pires
  6. Eliane Teresinha Dias Vargas
  7. Valquíria Angelita Marques da Rosa
  8. Sandra Mara Castro da Mota
  9. Simone Hein Ribeiro
  10. Rosália Steffen Trois Salines
  11. Cleusa Teresinha Silveira Trindade
  12. Loiva Finkler
  13. Carlos Luiz Furlanetto
  14. Mario Antonio Martinelli
  15. Nanci Silveira da Rosa
  16. Dileta da Rosa Santiago
  17. Márcia Amaral Farias
  18. Vitor Hugo Azambuja da Silva
  19. Érida Francisca Lemos do Amaral
  20. Diva Terezinha de Mattos Machado
  21. Ione Teresinha Barbosa
  22. Ione Ayres
  23. Geisa Maria Bonfanti
  24. Mario José Borba Bahlis
  25. Clari Anastácia Gialdi
  26. Rosa Alice Tergolina
  27. Mirian Finkler Dias
  28. Tamarisa Lopes da Silva
  29. Rita Virgínia Bitencourt Alves
  30. Suzana Margareth Lemos do Amaral
  31. Marilia Inês Verona
  32. Ângela Oliveira Nascimento
  33. Carmen Lúcia Oliveira
  34. Simone Pugliesi Artiolli35. Inês Pasqualina Tortelli Machado
  35. Sandra Maria Stegues
  36. Eliete Terezinha Hoher Dorneles
  37. Luciane Arboite dos Santos da Rosa
  38. Tânia Cristina da Rocha Moretto
  39. Joice Schneider da Silva
  40. Diva Wecker Caruso
  41. Carmen Gisela Correa dos Santos

A PRIMEIRA ELEIÇÃO foi realizada em 23/06/1994, com posse na mesma data, concorrendo à mesma, uma única chapa formada da seguinte maneira: Presidente: Jari Rosa de Oliveira, Vice-presidente: José Henrique Rosenstengel, 1ª secretária: Lys Nunes Osório, 2ª secretária: Márcia Amaral Farias, 1ª tesoureiro: Vitor Hugo Azambuja da Silva, 2º tesoureira: Cristine Strobelt. Esta diretoria respondeu pelo destino da Entidade até 23/06/97.

A SEGUNDA ELEIÇÃO foi realizada em 21/05/1997, com posse em 23/06/1997, concorrendo, também uma única chapa, formada da seguinte maneira: Presidente: Jari Rosa de Oliveira, Vice-presidente: Cármen Lúcia Oliveira, 1ª secretária: Simone Riet Goulart, 2ª secretária: Eliane Teresinha Dias Vargas, 1ª tesoureira: Maria Elisa Santiago, 2º tesoureira: Bernadete de Lurdes Durzynski. Esta diretoria representou o Sindicato até 23/06/2000.

A TERCEIRA ELEIÇÃO foi realizada em 23/05/2000, com posse em 30/05/2000, concorrendo, uma única chapa, a qual a diretoria era composta da seguinte maneira: Presidente: Jari Rosa de Oliveira, Vice-presidente: Tamarisa Lopes da Silva, 1ª secretária: Simone Riet Goulart, 2ª secretária: Luiza Amália Nascimento, 1ª tesoureira: Cármen Lúcia Oliveira, 2º tesoureiro: José Adelino Dacanal.

A QUARTA ELEIÇÃO, devido a uma ação judicial que suspendeu o processo eleitoral da entidade de maio de 2003 até o dia 04/11/2005 (dois anos e cinco meses), oportunidade em que ocorreu a tão esperada eleição, onde a chapa 2 de oposição foi eleita, tomando posse no dia 17 de novembro de 2005. A quarta diretoria que tomou posse no dia 17/11/05, esta assim composta: Presidente: César Natal Cemin, Vice-presidente: Julio César dos Santos, 1ª secretária: Cláudia Teresinha de Lima Burtet, 2ª secretária: Denise S. Albrecht, 1ª tesoureiro: Adolfo Carlos Simon, 2º tesoureiro: Flávio Paulo Zeni.

A QUINTA ELEIÇÃO ocorreu no dia 20/10/08 sendo vencida pela chapa dois, de oposição, por 9 votos de diferença. A diretoria e a comissão eleitoral não contente com a decisão da maioria dos sócios anularam a eleição e marcaram outra para o dia 09/12/2008, a qual foi vencida novamente pela chapa dois, agora com uma vantagem maior, 65 votos. Desta vez a nova diretoria formada por: Presidente: Jari Rosa de Oliveira, Vice Presidente: Georgina Regina Ricardo dos Santos, 1ª Secretaria: Simone Riet Goulart, 2ª Secretaria: Luiza Amália Nascimento, 1ª Tesoureira: Maria Helena Carriço Canto e 2ª Tesoureira: Mara Terezinha de Oliveira, tomou posse no dia 23/12/2010. Logo após a pose a 2ª tesoureira Mara Terezinha de Oliveira assumiu um cargo com FG e cumprindo o estatuto não pode mais continuar e foi substituída pela Silvia Hansen.

A SEXTA ELEIÇÃO ocorreu no dia 22/11/11, sendo vencida pela chapa um. A nova diretoria tomou posse em 20/12/11. A diretoria eleita era composta da seguinte maneira: Presidente: Jari Rosa de Oliveira, Vice Presidente: Georgina Regina Ricardo dos Santos, 1ª Secretária: Simone Riet Goulart, 2ª Secretária: Vanessa de Almeida Lacerda Willert,1ª Tesoureira: Maria Helena Carriço Canto, 2ª Tesoureira: Margarete da Conceição Garcia Borges. A segunda secretária foi substituída por Cátia Soares Bonneau, pois a colega eleita assumiu outro município durante o mandato.

A SÉTIMA ELEIÇÃO ocorreu no dia 26/11/14. Nesta eleição houve alteração estatutária sendo ampliada a base de atuação do sindicato para os profissionais da educação. A composição da diretoria aumentou para 14 membros A nova diretoria tomou posse em 20/12/14. A diretoria eleita era composta da seguinte maneira: Presidente: Jari Rosa de Oliveira, Vice Presidente: Júlio César Rodrigues dos Santos, Secretaria Geral: Simone Riet Goulart, Secretaria Geral Adjunta: Lidia Bittencourt Louzada, Secretaria de Finanças: Georgina Regina Ricardo dos Santos, Secretaria de Finanças Adjunta: Cristine Strobelt, Secretaria de Políticas Educacionais e de Formação: Rosane Oliveira da Silva, Secretaria de Comunicação: Luiz Fernando Giacomelli Conte, Secretaria de Políticas Sociais: Amada da Glória Nery, Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários: Vera Terezinha Schneider, Secretaria de Saúde do Trabalhador: Sérgio Luís Santos da Silva, Secretaria de Assuntos para Educação Infantil: Noeli Lourenço, Secretaria de Assuntos para Ensino Fundamental: Andressa Bierhals Schaefer, Secretaria para Assuntos de Mobilização e Política Sindical: Tamarisa Lopes da Silva. Durante o mandato a Secretária de Políticas Educacionais e de Formação foi substituída por Silvia Vargas Carniel.

A OITAVA ELEIÇÃO ocorreu no dia 06/12/17. Nesta eleição a fim de cumprir as exigências da legislação vigente pelo Ministério do Trabalho foi realizada alteração estatutária incluindo suplentes e para que o Conselho Fiscal fosse eleito no mesmo pleito. A nova diretoria tomou posse em 20/12/17. A diretoria eleita era composta da seguinte maneira: Presidente: Júlio César Rodrigues dos Santos, Vice-Presidente: Simone Riet Goulart, Secretaria Geral: Silvia Vargas Carniel, Secretaria Geral Adjunta: Rossana Rita Rivero de Oliveira, Secretaria de Finanças: Georgina Regina Ricardo dos Santos, Secretaria de Finanças Adjunta: Sérgio Luís Santos da Silva, Secretaria de Políticas Educacionais e de Formação: Maria Regina Souza da Silva, Secretaria de Comunicação: Luiz Fernando Giacomelli Conte, Secretaria de Políticas Sociais: Andressa Bierhals Schaefer, Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários: Amada da Glória Nery, Secretaria de Saúde do Trabalhador: Rosangela Grando Ramos, Secretaria de Assuntos para Educação Infantil: Alexandre Marta, Secretaria de Assuntos para Ensino Fundamental: Joseane Pazutti, Secretaria para Assuntos de Mobilização e Política Sindical: Noeli Lourenço. Suplentes: 1º Suplente: Fabiana da Silva Mieres, 2º Suplente: Vera Terezinha Schneider, 3º Suplente: Juliana Alves da Silva, 4º Suplente: Tamarisa Lopes da Silva, 5º Suplente: Consuelo Alves da Silva, 6º Suplente: Rute Marques Vargas, 7º Suplente: Jari Rosa de Oliveira Conselho Fiscal Rejane Fatturi Duarte, Geraldo Francisco Recktenvald, Cristine Strobelt, suplente Luciana Ferasso.


O patrimônio do sindicato hoje conta com sede própria no centro da cidade, Auditório com capacidade para cem pessoas e toda a infraestrutura necessária, Pousada na praia de Quintão.

Nosso Sindicato tem como objetivo a mobilização de sua categoria no enfrentamento com a administração municipal, na defesa de seus direitos e conquistas, bem como na reivindicação de novos avanços que valorizem e estimulem os professores no seu fazer profissional.

O pensamento único não existe entre nós, mas somos coerentes com o que acreditamos e com as nossas propostas.