O Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (SINPROCAN), em nome da categoria dos professores municipais, vem a público manifestar seu total repúdio à fala do vereador e 1º vice-presidente da Câmara, Gilson Oliveira (DC), na qual questiona a integridade e a formação dos professores da rede municipal, em pronunciamento na Sessão Ordinária do dia 16 de abril de 2024, durante a votação da PL Nº 91/2023. O SINPROCAN considera que pronunciamento como oque foi realizado pelo referido vereador, envergonham o legislativo deste município, demonstra desconhecimento sobre as condições de nossas escolas e desprezo pelos servidores públicos, em especial os que se dedicam à educação.
Ao defender a aprovação de uma lei, atendendo a interesses próprios, que favorece o proselitismo religioso dentro das escolas públicas municipais, o vereador Gilson (DC) desqualificou os professores da rede municipal, que ao exercerem seu direito de expressão, criticaram o Projeto de Lei (PL), contudo o nobre edil, se utilizado da tribuna, chamou os professores de “ignorantes” e questionando ainda a formação dos professores da rede para dar aula aos ”nossos estudantes e nossos filhos”. A fala, além de demonstrar sua intolerância ao debate democrático, indica desconhecer o alto índice de qualificação dos professores da rede municipal, uma das mais qualificadas do estado.
É justamente esse desprezo pelos professores que fez com que um Projeto de Lei, que interfere tanto em questões pedagógicas, fosse sequer apreciado ou debatido pelas escolas e por educadores.
A gestão democrática da educação e a criação de políticas públicas de interesse público, devem perpassar por um amplo debate público, envolvendo especialistas em educação e toda a comunidade educativa!
Os nossos educadores municipais possuem formação adequada, sendo indispensáveis na formação de uma sociedade mais justa e democrática!
Comments are closed