O Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas – SINPROCAN – em assembleia geral extraordinária deliberou por maioria dos associados presentes, o Estado de Greve e definiu o Calendário de Ações. A decisão foi tomada na noite de quarta-feira, dia 24 de abril. Com a medida, o sindicato poderá declarar a greve dos trabalhadores a qualquer momento.

A medida é uma demonstração da insatisfação da categoria sobre as condições da Educação e do funcionalismo municipal, com perdas salariais e falta de profissionais que acarretam sobrecarga de trabalho e desvio de funcionários de suas respectivas áreas de formação. Além disso, a categoria ainda luta por melhorias no Plano de Carreira, reformas e adequações das escolas e preenchimento do quadro de funcionários, adequação dos valores de auxilio transporte e alimentação.

Durante a assembleia, o coletivo também iniciou a elaboração de um Calendário de Mobilizações. O primeiro ato será realizado no dia 1º de maio, para apresentar a real situação das escolas e da educação da cidade.